Diante de um cenário quente, além de buscar alternativas para se refrescar, a população terá outra preocupação: controlar o consumo de energia elétrica. Com o realinhamento tarifário ocorrido em 2015, as contas de energia ficaram, em média, 50% mais caras, segundo dados divulgados pelo IBGE. Aparelhos de ar condicionado, geladeiras, freezers e chuveiros, são grandes consumidores de energia nesse período.

Porém, algumas medidas simples no dia a dia podem resultar em uma redução do valor da conta de energia. No caso do ar condicionado, o aparelho deve sempre ser compatível com a capacidade do local em que ele será utilizado (relação BTUs por m²). Recomenda-se ainda que o consumidor dê preferência aos aparelhos certificados com o Selo Procel de Economia de Energia, ou pelo menos com etiqueta nível A, do Inmetro, já que essas certificações atestam a qualidade e eficiência energética dos equipamentos.

É comum a dúvida dos consumidores sobre qual tipo de aparelho adquirir. O ideal é sempre optar pelos aparelhos Split com a tecnologia inverter. Esse tipo de aparelho consome menos energia do que os de janelas e os portáteis.

Outro cuidado importantíssimo que o consumidor deve ter é em relação à instalação e temperatura de refrigeração do ar condicionado. Deve ser evitado deixar o aparelho exposto ao sol, já que isso prejudica a refrigeração do ar e aumenta o consumo de energia. Outro ponto que merece atenção é a temperatura do ambiente. Pois, se não for regulada de maneira correta, o ar condicionado pode trabalhar por mais tempo, gastando mais energia. O melhor é manter entre 23°C e 25°C.

1[2]A temperatura deve sempre ser regulada numa posição confortável, sem ser muito frio. É importante que se fechem as janelas e portas para que o ar quente não entre no ambiente. Outra dica é limitar o tempo de uso do equipamento, e substituí-lo por ventilação natural, ventilador ou climatizador, que consomem menos energia. E é bom lembrar da limpeza do filtro do ar condicionado. Filtro limpo faz o ar consumir menos energia e não prejudica a sua saúde.

Qualquer equipamento pode se tornar o vilão se a gente não usar de forma adequada. Isso não vale só para o ar condicionado, e sim para qualquer aparelho. Então, tudo isso depende muito da conscientização de todos para usar as facilidades dentro de suas casas. Não é deixar de usar, mas usar com maior eficiência e responsabilidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *