Especialista em mercado imobiliária que trabalha na Veja afirma “Sim, é hora de comprar seu imóvel”.

Atrás de informações do mercado imobiliário para atualizar os leitores sobre o atual momento, Naiara Infante da Veja online, afirma que esse é sim um bom momento para adquirir imóveis. Leia até o final, pois iremos resumir os pontos mais importantes da matéria.

Bolha

A ideia de que o Brasil viveria uma bolha no mercado imobiliário causa debate há quase uma década. Enquanto milhares aproveitaram a expansão e o barateamento do crédito para comprar suas casas, outros tantos – descrentes de que os valores pudessem se manter sempre em alta – preferiram esperar o momento em que os preços começassem a cair. A teoria da bolha ainda não foi comprovada. Mas a chegada da crise econômica começa a ter seus efeitos sobre os imóveis.

Crise econômica

Uma série de fatores explica a desaceleração. As decisões erradas tomadas pelo governo Dilma desde 2011 assustou o setor produtivo, que parou de investir e, consequentemente, interrompeu a criação de novos postos de trabalho. Inseguros, consumidores passaram a hesitar antes de aderir a um crédito imobiliário: temerosos pelo emprego, também viam a inflação corroer a renda e os juros bancários subirem sem cessar. A taxa básica de juros definida pelo Banco Central, que estava em 7,5% em janeiro de 2014, agora alcança 12,75%.

Com essa dificuldades econômicas que produz incerteza e insegurança aos compradores, a procura pelos imóveis caiu drasticamente, mas também acabou gerando um efeito que é muito conhecido pelo seu efeito inverso: Lei da oferta e procura.

Queda dos preços

Baixa dos preços dos imóveis

Baixa dos preços dos imóveis

Leia da oferta e procura

Com a baixa procura em função da insegurança para comprar os donos de imóveis consequentemente tiveram que melhorar suas ofertas, ou seja, os preços estão caindo (como você pode ver na imagem acima).

Para fechar a conta perceba que apesar dos juros estarem maiores os preços dos imóveis nunca estiveram tão baixos se compararmos com os últimos 10 anos. Se encontrar as condições certas de pagamento, mesmo que não tenha como dar mais do 50% de entrada no imóvel, é possível fazer um excelente negócio e comprar seu imóvel.

Faça uma simulação de financiamento

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *