Metodologia de ensino criado pela educadora italiana Maria Montessori, por volta de 1907.

A principal premissa dessa metodologia é criar um quarto para os pequenos com estrutura de acordo com a ótica da criança e não do adulto, fazendo com que ela circule livremente no seu ambiente explorando as coisas que estão ao seu alcance.

Esse método vem sendo bem utilizado nas novas casas de Caraguatatuba e ele prioriza a autoeducação. Ou seja, o quarto com elementos posicionados na altura da criança tem como objetivo estimular o desenvolvimento e a autoestima de forma segura para que ela sinta-se à vontade.

A ideia enfatiquarto-montessoriano-14-1000x600za a importância de se criar um ambiente adequado para o desenvolvimento da criança, capaz de permitir a livre expressão de suas capacidades.  Afinal, em um recinto rico e estimulante, a criança torna-se capaz de aprender sozinha por meio de suas próprias experiências, desenvolvendo-se de forma espontânea, criativa e saudável.

Sendo assim, ao invés de camas altas, colchões no chão oferecem maior liberdade aos pequenos, que podem deitar e levantar quando quiserem. Os brinquedos ficam dispostos de forma que a criança possa pegar.

Já outros elementos importantes na composição do ambiente montessoriano são:

Barra fixada na parede: O objetivo é facilitar que a criança fique em pé e comece a andar.

Espelho: Os espelhos são usados na proposta Montessori para que as crianças possam se conhecer melhor. Mas vale lembrar que o objeto deve ser de acrílico e esteja bem fixado na parede para não oferecer riscos.

Armário baixo: O ideal é usar esse espaço poucas opções de roupas para que a criança possa escolher com facilidade.

Cuidados necessários:

– Evite móveis ou elementos com quinas.
– Não use quadros com vidros.
– Fixe objetos na parede com fita dupla face. Evite o uso de pregos.
– Tome cuidado com móveis instáveis que possam tombar.
– Esconda ou proteja as tomadas.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *